sábado, 7 de novembro de 2009

The Mahavishnu Orchestra with John McLaughlin - The Inner Mounting Flame - 1971



Banda excelente que no inicio de 70 diziam que fazia uma infusão de jazz, rock e folk. Entretanto, em minha opinião não era bem uma infusão de estilos, mas sim uma alternância de estilos.
Neste álbum é notória a coleção eclética de conteúdo musical e técnicas de performance. O interessante é não saber o que esperar: pode ser algo parecido com Miles Davis ou simplesmente uma balada Irlandesa!!
É realmente uma das primeiras banda Fusion propriamente dita. Especialistas consideravam Mahavishnu uma banda de rock, mas o alto nível de sofisticação nas improvisações elevou seu rótulo para fusion (algo entre rock e jazz). O fundador e líder da banda John McLaughlin, além de guitarrista extraterrestre, que havia recentemente tocado com nada menos que Miles Davis e Tony Williams no marcante álbum Lifetime tinha ainda em seu line-up os não menos importantes músicos: violinista Jerry Goodman, Jan Hammer nos teclados, Rick Laird nos baixos (e que baixo!), e o singelo Billy Cobham na batera! Pataquepareu!! Nesta formação foram gravados 3 grandes álbuns entre os anos de 71 e 73 posteriomente mudando completamente a formação para a segunda versão do grupo com ninguém menos que Jean-Luc Ponty no violino e outros músicos que citarei quando postar álbuns com esta formação.
Com o interesse ambíguo de Mclaughlin tanto na guitarra quanto no violão, fez com que a banda terminasse em 1975. Entretanto quando se fala em Mahavishnu, o line-up original é sempre lembrado como precursor de um som que influenciou a gerração de 70. Este é o álbum que fez com que John se tornasse, na época, um "semi-Deus", com guitarra furiosa, altamente energético no palco e corajoso por ter junto com ele, um elenco que poderia facilmente fazê-lo ficar de lado. Foi este álbum e este line-up que fez, inadvertidamente, que este estilo musical tivesse a conotação da palavra "fusion", criando assim um estilo até então desconhecido e nunca antes tocado desta forma tão complexa e com a junção ou fusão de rock e jazz de forma tão competente. Depois deste, um "exército" de imitadores apareceu no cenário musical e ifelizmente muitos deles de forma desnecessariamente excessiva e comercial, o que fez com que desvalorizasse o movimento fusion da época. Apesar da influência do jazz neste estilo, é o rock (ah sempre ele!) que predomina nas linhas de guitarra baixo e batera com um canal direto da fase pós-Hendrix com suas inovações eletrônicas. As improvisações, particularmente de McLaughling com sua "metralhadora" na guitarra e as viagens de Jerry Goodman no violino elétrico se devem mais aos malucos do progressivo do que aos do jazz! Até hoje este álbum parece ser recente com John e Jerry duelando os teclados, baixo e a virtuosa batera de Cobham que este último desenvolveu técnicas de jazz-fusion que até hoje é vista como extremamente atual e impõe influência a qualquer baterista que queira tocar rock, jazz ou a fusão de ambos.
Em passagens de algumas músicas com iníssonos de média e alta velocidade de todos os instrumentos é nítida a impressão de que eles prendem a respiração e mandam ver no som! Outras faixas são mais reflexivas e espirituais como em "A Lotus on Irish Dream" ou um tom irônico como em "You Know You Know".
Este álbum talvez seja responsável por mais amplificadores/cubos de guitarra estourados do que Smoke on the Water e Dazed and Confused na época.
É de pirar a cabeçola! Pra quem gosta de som preciso, harmonioso, mas com uma puta pegada de rock e com guitarra com peso, este é um prato cheio, além de fazer parte da história da música contemporânea.
LLRR

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário