quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Chickenfoot - Chickenfoot - 2009



Começaremos pelo line-up: Sammy Hagar (eterno ex-Van Halen) no vocal, Michael Antony no baixo (Van Halen), Joe Satriani no atabaque (brincadeira!) e Chad Smith (RHCP) na batera! Ufa!! O Michael Antony eu acho totalmente dispensável sozinho (seu álbum solo é uma merda!), mas com Hagar ele fica "furioso", portanto a cozinha fica com o "Guitar God" Satriani e Chad Smith muito mais do que Antony e Smith, o que rege a regra.
Das 11 músicas, 10 são creditadas a Hagar e Satriani. Com esta formação e com o passado de cada integrante, não dá pra imaginar a sonzêra que pode sair! O resultado é um álbum de rock excepcionalmente coêso, gruvado e obviamente, com riffs e solos de guitarra inconfundíveis! A junção Hagar/Satriani fez deste, um álbum estremamente relevante no cenário rock atual.
Apesar de Satriani estar muito mais acostumado a fazer seus solos e riffs em musicas intrumentais, nesta banda, ele prova e faz por merecer o título de Deus da Guitarra. Ele mistura habilidade, dinãmica e sonoridade que há muito tempo eu não ouvia numa banda de rock, nem mesmo no Purple com Morse.
Só ouvindo pra saber! Volume máximo, da um totó no grave e play!
Have Fun!!
LLRR
 

Casa das Máquinas - Casa de Rock - 1975



Banda brasileira de rock COM progressivo, apesar de a maioria rotular esta banda como somente progressiva com uma pegada a la Mutantes e vocais matadores. Este é o terceiro álbum de uma sequência de muita coisa diferênte nos três! Este é o meu favorito! Chamo atenção pra faixa título que é rock n' roll na veia e a progressiva "Doutor Medo"! O line-up é: Netinho na batera e Moog Drums (percursão eletrônica), Simbas no 1o vocal, Pisca na 3a voz, guitarra, violão, baixo e Elka Strings (sintetizador italiano que imita sons de intrumentos de cordas), Marinho Testoni nos teclados e Marinho Thomas na outra batera (sim 2 bateras!), percursão e 2a voz.
Valorizem galera. Este álbum é difícil de achar e talvez tenha somente na Galeria do Rock em SP, onde comprei o meu, e olhe lá!
Espero que ouçam com atenção!
LLRR e rock brazuca neles galera!
   
DOWNLOAD

Chris Squire - Fish Out Of Water - 1975



Pelo jeito o Carneirauro tem tratado todos vocês muito bem em minha ausência temporária! Êta dupla dinâmica da peste, né Pelego?!!
King Crimson, Gentle Giant, Pink Floyd, Genesis, Alan Parsons, Armageddon, Edgar Winter, Focus, Iron Butterfly, Renaissance, Mutantes, ELP e muitas outras bandas que estão entre psicodélico e progressivo são realmente de primeira, mas a fase do final de 60 até final de 70 do Yes é, em minha opinião, imbatível! Steve Howe, Jon Anderson, Bill Bruford/Alan White, Rick Wakeman and a cozinha de tudo isso é um cara: Chris Squire, sem desmerecer os dois bateristas que foram feitos pra tocar no Yes.
Este álbum solo é de cair o queixo. É a criação de baixista feito para baixista. Ele é genial e tem uma pegada que Meu Deus!!  O melhor de tudo é que apesar de ter Bill Bruford na batera, pois CS não é nada bobo, o som não tem muito haver com Yes.
As faixas são solidas e bem construidas e tendem a começar vagarosamente e ser intensificadas. Isto se aplica particularmente a faixa "Lucky Seven" com orgão e batera gruvada bem dark e mantendo-se desta forma por 7 minutos enquanto baixo, sax, vocais e cordas alternam melodias ornamentais! Em minha humilde opinião, a pérola deste álbum é a última faixa "Safe" que quando acaba seus 15 minutos, dá-se a impressão de ter passado 5 minutos! É perfeita em todos os aspectos!
As letras são bem razoáveis mas nem se compara ao Yes dos bons tempos. Afinal não se pode exigir que CS cante tão bem quanto toca. Não achamos um Geddy Lee em qualquer esquina, ou milênio!
Pra quem gosta de Yes ou progressivo e também de linhas com presença muito forte do baixo, não pode deixar de ter este álbum!
Line-Up: Chris Squire no vocal, guitarra de 12 e baixo, Andrew Pryce Jackman na orquestração e pianos elétrico e acústico, Bill Bruford na batera, Patrick Moraz no orgão, baixo e sintetizador, Barry Rose no pipe organ, Mel Colling no sax e Jimmy Hastings na flauta. Totalmente eclético!!
Mande ver Carneiro! Depois me conta!
LLRR e Progressivo!!
  

KING CRIMSON - In The Court Of The Crimson King - 1969




Este é considerado por muitos o primeiro Álbum de Rock Progressivo da história (dos que eu conheço é o mais antigo), numa época em que o Yes e o Pink Floyd ainda eram bandas psicodélicas o King Crimson surgia com um som totalmente inovador e diferente de tudo o que estava acontecendo, ritmos quebrados, acordes dissonantes, letras que eram verdadeiros poemas.
O baixista e vocalista Greg Lake (que mais tarde faria parte do ELP) era parte desse time, que contava com o genial guitarrista Robert Fripp, o tecladista Ian MacDonald, Michael Giles na bateria e tinha até um letrista chamado Peter Sinfield, infelizmente esses caras gravaram apenas esse álbum juntos.
Todas as faixas são sensacionais, bem trabalhadas e cheios de dinâmica, bom pra ouvir com fone de ouvidos. Outro dia ouvi um cover que o Ozzy Osbourne fez de 21st Century Schzoid Man que ficou legal, mas não chega nem perto da original.
 Pra quem curte Rock Progressivo esse é um daqueles obrigatórios, no mesmo nível dos bons do Yes, ELP e Genesis...Boa "Viajada" pros interessados. Até a Próxima!!!


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NAZARETH - 1971



Vi o Nazareth em uma situação Surreal, eles tocaram numa Arena lotada na ExpoIngá (Feira Agropecuária em Maringá-Pr) numa noite de quarta feira, e pelo preço (integral) do ingresso de R$ 20,00 (costumo pagar dez vezes mais pelos shows que vou frequentemente), só por isso já seria absurdamente bom demais pra ser verdade, mas o melhor foi que o Show superou em muito minhas expectativas, só pra se ter idéia Razamanaz foi tocada logo entre as primeiras do Set List e a noite toda o Rock reinou...pena que não tem um desses a cada século por aqui hehehe...Eu ouço Nazareth desde a adolescência e sou fã de carteirinha da fase anos 70, inclusive do superhit Love Hurts, me lembro das festas da vassoura em que rolava sempre...Bom, esse post é do primeiro álbum deles e é Hard Rock da melhor qualidade, o vocalista Dan MacCafferty é daqueles que tem uma marca registrada no timbre de sua voz, ele é incrivel (até hoje), e acho que é referência pra caras como Brian Johnson e Axl Rose pelo seu estilo rasgado de cantar, a banda é foda, os Riffs e solos de guitarra são simples e soam despretensiosos, porém são de extremo bom gosto, e a cozinha é segura mas sem firulas, Rock N´Roll pra rolar com cerveja e os amigos...Até!!!