quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Chris Squire - Fish Out Of Water - 1975



Pelo jeito o Carneirauro tem tratado todos vocês muito bem em minha ausência temporária! Êta dupla dinâmica da peste, né Pelego?!!
King Crimson, Gentle Giant, Pink Floyd, Genesis, Alan Parsons, Armageddon, Edgar Winter, Focus, Iron Butterfly, Renaissance, Mutantes, ELP e muitas outras bandas que estão entre psicodélico e progressivo são realmente de primeira, mas a fase do final de 60 até final de 70 do Yes é, em minha opinião, imbatível! Steve Howe, Jon Anderson, Bill Bruford/Alan White, Rick Wakeman and a cozinha de tudo isso é um cara: Chris Squire, sem desmerecer os dois bateristas que foram feitos pra tocar no Yes.
Este álbum solo é de cair o queixo. É a criação de baixista feito para baixista. Ele é genial e tem uma pegada que Meu Deus!!  O melhor de tudo é que apesar de ter Bill Bruford na batera, pois CS não é nada bobo, o som não tem muito haver com Yes.
As faixas são solidas e bem construidas e tendem a começar vagarosamente e ser intensificadas. Isto se aplica particularmente a faixa "Lucky Seven" com orgão e batera gruvada bem dark e mantendo-se desta forma por 7 minutos enquanto baixo, sax, vocais e cordas alternam melodias ornamentais! Em minha humilde opinião, a pérola deste álbum é a última faixa "Safe" que quando acaba seus 15 minutos, dá-se a impressão de ter passado 5 minutos! É perfeita em todos os aspectos!
As letras são bem razoáveis mas nem se compara ao Yes dos bons tempos. Afinal não se pode exigir que CS cante tão bem quanto toca. Não achamos um Geddy Lee em qualquer esquina, ou milênio!
Pra quem gosta de Yes ou progressivo e também de linhas com presença muito forte do baixo, não pode deixar de ter este álbum!
Line-Up: Chris Squire no vocal, guitarra de 12 e baixo, Andrew Pryce Jackman na orquestração e pianos elétrico e acústico, Bill Bruford na batera, Patrick Moraz no orgão, baixo e sintetizador, Barry Rose no pipe organ, Mel Colling no sax e Jimmy Hastings na flauta. Totalmente eclético!!
Mande ver Carneiro! Depois me conta!
LLRR e Progressivo!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário