sábado, 14 de novembro de 2009

Tommy Flanagan - Giant Steps - 1982



Uma vez tava na Fnac em SP na seção de CDs procurando não sei o que e não conseguia me concentrar naqueles milhões de álbuns porque meus ouvidos só ouviam um cara endoidando no piano num show que tava passando em uma das tvs com um puta som! Aquele piano que não parava 1 minuto sequer, ou quando parava era pra entrar o baixo ou a batera destruindo, tinha um senhor sentado nele, magrinho, com cara de "vovô legal" e eu simplesmente passei os próximos 45 minutos em pé em frente daquela tv assistindo aquele trio, totalmente hipnotizado pelo jazz roots que eles estavam fazendo. Comprei este CD de TF que não só era tocado por este maravilhoso pianista de jazz, George Mraz no baixo acústico e Al Foster na bateria, mas era também dedicado a memória de John Coltrane pois este tinha lançado, em 1960, um álbum com o mesmo nome e tinha no piano Tommy Flanagan e Coltrane é sempre altamente recomendável para amantes do jazz de raiz.
Executado rigorosamente , todas as faixas são de composição de J. Coltrane em sua melhor fase!
O swing das músicas é inacreditável. As faixas mais calmas parecem uma transa gostosa, e as mais rápidas uma corrida de dragsters! È ducaralho, sem por nem tirar!
Passou boa parte de sua carreira tocando pra ninguém menos que Ella Fitzgerald o que fez com que retardasse (imaginem só!) seu sucesso pois era apenas uma sombra da linda voz de Ella que "Quando cantava, ninguém olhava nem percebia nenhum outro músico no palco", segundo o próprio TF. Veio a surgir definitivamente na cena jazz após 1978, quando deixou E.Fitzgerald para ser lider de sua própria banda. Seu sucesso foi imediato e se estabeleceu com um grande e inesquecível músico moderno de jazz, altamente criativo em suas composições e muito disciplinado nas execuções.
Morreu em 1991 em NY deixando um legado de 18 álbuns como líder e compositor e mais uns 45 álbuns como pianista solo.
Esse merece um Black sem gelo e meio luz, acompanhado ou sozinho! Excelente!
Com sérios problemas cardiacos, falecem em 1971
Manda ver Fernandinho!
LLRR e Jazz
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário